Ex-aluno da Ufes Alegre se destaca em pesquisa contra o novo coronavírus
![](https://ccens.ufes.br/sites/alegre.ufes.br/files/styles/imagem_conteudo/public/field/image/kelvinson_1.png?itok=cZIxaoPt)
COMUNICA CCAE: Como foi a sua formação após sair da Ufes Alegre?
Dr. Kelvinson: Me formei em Medicina Veterinária pela Ufes Alegre em 2009, fiz mestrado em biotecnologia pela Universidade Federal de Ouro Preto, e doutorado em imunopatologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente sou professor e pesquisador efetivo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
COMUNICA CCAE: Qual a linha de pesquisa que trabalha atualmente?
Dr. Kelvinson: Trabalho com pesquisas em bioengenharia para o desenvolvimento de vacinas, imunoterapias e imunopatologia, ligado a leishmaniose e outras doenças zoonóticas, mas atualmente tenho me dedicado também as pesquisas em diagnóstico e prevenção contra o novo coronavírus.
COMUNICA CCAE: Quais os principais achados de suas pesquisas?
Dr. Kelvinson: Os inquéritos sorológicos realizados na cidade de Foz do Iguaçu-PR mostraram até o momento que, os níveis de anticorpos na população caem após 3 meses, assim como mostram pesquisas em outros locais no Brasil e no Mundo. Outro resultado importante é que a imunidade coletiva pode não ser alcançada e que a solução é realmente a produção de uma vacina.
COMUNICA CCAE: Qual o impacto dessa pesquisa no Brasil?
Dr. Kelvinson: Os resultados na população de Foz do Iguaçu e dos demais trabalhos têm mostrado o comportamento do sistema imune frente ao novo coronavírus, sendo possível inferir que o padrão imunológico é semelhante ao que acontece para as demais viroses. Isto indica que é possível termos que conviver com o vírus de forma permanente, que não há imunidade coletiva de longo prazo e que a vacinação deverá entrar no calendário obrigatório de imunizações, e certamente precisaremos de reforços anuais, como acontece para o H1N1.
COMUNICA CCAE: Quais os próximos passos da pesquisa? Há perspectivas da sua equipe com vacinas?
Dr. Kelvinson: As pesquisas continuam para entender como é a dinâmica dos anticorpos na população e também pesquisas com imunidade humoral e celular de pessoas que entraram em contato com o vírus e tiveram casos mais graves e mais brandos da Covid 19. Quanto a vacina, as pesquisas estão se iniciando, mas os resultados são promissores.
Veja mais detalhes sobre o trabalho do Dr. Kelvinson nos links:
https://portal.unila.edu.br/noticias/pesquisadores-da-unila-desenvolvem-testes-para-covid-19
https://globoplay.globo.com/v/8870161/
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3241944715902283&id=100002603584923
https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2019/07/26/pesquisadores-da-unila-desenvolvem-novo-tratamento-para-a-leishmaniose.ghtml https://www.facebook.com/unila.oficial/posts/1992819420750082/
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5699
Fonte de texto e imagens: Dr. Kelvinson Fernandes Viana contato: kelvinson.viana [at] unila.edu.br