Cinco programas de pós-graduação do campus aumentaram o conceito CAPES
O campus de Alegre oferece 9 programas de pós-graduação, 5 destes aumentaram no conceito CAPES 2022. A avaliação CAPES consiste em avaliar os critérios: produção científica dos docentes e discentes, a formação do corpo docente, a qualidade da formação dos alunos e o impacto social do programa. A avaliação dos cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado é realizada pela Capes uma vez a cada quatro anos. Ela gera notas, que vão de 1 a 7, sendo que as notas 4 e 5 significam um desempenho entre bom e muito bom. A nota 5, que representa excelência nacional, é a nota máxima para programas que possuem apenas curso de mestrado.
Os programas Agroquímica (PPGAQ), Ciências Veterinárias (PPGCV) e Ciência e Tecnologia de Alimentos (PCTA) alcançaram nota 4.
Agroquímica oferece curso de mestrado em duas linhas: Química Ambiental e Química Orgânica. Para saber mais, acesse.
Ciências Veterinárias oferece curso de mestrado na linha de pesquisa Biociência Aplicada à Produção e Saúde Animal. Para saber mais sobre, acesse.
Ciência e Tecnologia de Alimentos oferece curso de mestrado nas linhas de pesquisas: Engenharia e Tecnologia de Alimentos e Ciência de Alimentos. Para saber mais sobre, acesse.
Já Ciências Florestais (PPGCFL), e Genética e Melhoramento (PGGM) alcançaram nota 5.
Ciências Florestais oferece curso de mestrado e doutorado. As linhas de pesquisas são: Produtos Florestais, Manejo de Recursos Naturais, Silvicultura e Geotecnologia e Ecologia Florestal. Para saber mais sobre, acesse.
Genética e Melhoramento oferece curso de mestrado e doutorado em três linhas de pesquisa, são elas: Melhoramento, Biologia Evolutiva e Citogenética e Biotecnologia. Para saber mais sobre, acesse.
Conversamos com os coordenadores dos programas de pós-graduação para saber quais medidas foram tomadas para resultar nesse aumento e seus planos futuros. Luciene Profeti, coordenadora do programa de Agroquímica, agradece o apoio recebido da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes: “A equipe coordenadora do PPGAQ foi auxiliada a elaborar um plano estratégico de melhoria com foco nos pontos mais deficientes da última avaliação. Apesar dos reflexos da pandemia e dos cortes em verbas de fomento à pesquisa, professores e alunos, em um esforço conjunto, conseguiram se adequar e minimizar os efeitos negativos. Desta forma, o aumento da nota foi recebido com muita satisfação pelo grupo de docentes e discentes do Programa e nossas próximas ações consistem em elaborar estratégias de consolidação e expansão do PPGAQ, principalmente focadas na internacionalização do Programa e na criação do curso de doutorado.”*
Janaina Villanova, coordenadora do PPGCV, destaca: “O PPGCV vem passando por uma grande reestruturação para adequação do corpo docente e de infraestrutura com vistas à formação de recursos humanos qualificados para atuação regional e nacional e, em atendimento aos parâmetros de qualidade da CAPES. Continuaremos a implementar melhorias a fim de alcançarmos a nota 5 e implantarmos o doutorado. Além da modernização do currículo, a criação de novas disciplinas, iniciamos um ciclo de atividades de extensão, que aproximarão ações do PPGCV à comunidade Alegrense.”*
Luciano Quintão, coordenador do PCTA, evidencia principais ações que ocasionaram no aumento do conceito: “Adequação das nossas linhas de pesquisas; estímulo a submissão de projetos que culminou com um maior volume de recursos aprovados e incentivo a publicação destinando parte dos recursos captados para pagamento de revisão e ou tradução do artigo para o inglês…” e discorre sobre planos futuros: “Esperamos uma maior atratividade de discentes e aumentar o número de bolsas CAPES-DS. Além disso, pretendemos, a médio prazo, submeter uma proposta de doutorado.”*
Henrique Machado Dias, coordenador do PPGCFL, aponta as modificações do programa: “Foi criada uma resolução sobre instrumentação de auto avaliação, em todo fim de semestre, utilizado como normativa interna; criação de um planejamento estratégico; aperfeiçoamento de normativas de credenciamento e recredenciamento de docentes; além do processo seletivo de forma remota, atraindo discentes de todo Brasil e até mesmo alguns de origem internacional. A partir de agora, acompanharemos os alunos egressos, tomando dimensão da taxa de assimilação no mercado do novo profissional que está sendo gerado.”*
Adésio Ferreira, coordenador do PGGM, comemora: “Esta avaliação em tão pouco tempo é motivo de orgulho para a Universidade, uma vez que demonstra a competência, dedicação e comprometimento dos docentes, discentes e servidores envolvidos. Demonstrando a sua importância no país para formação de pessoas, pesquisas e desenvolvimento, bem como progresso da ciência.”
Parabenizamos a todos os envolvidos que trabalham em prol de uma universidade com ótimo desempenho!
*Estes textos foram modificados para melhor compreensão.