Semana de prevenção do câncer de boca

O dia 27 de julho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, e para conscientizar a comunidade acadêmica do Campus de Alegre da Universidade Federal do Espírito Santo, o Serviço Odontológico do Setor de Atenção à Saúde e Assistência Social promoverá uma semana de prevenção e detecção do câncer bucal.

O câncer é um dos principais problemas de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura na maioria dos países. O câncer de boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o número de casos novos de câncer da cavidade oral esperados para o Brasil, para cada ano do triênio 2020-2022, será de 11.200 casos em homens e de 4.010 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 10,70 casos novos a cada 100 mil homens, ocupando a quinta posição. Para as mulheres, corresponde a 3,71 para cada 100 mil mulheres, sendo a décima terceira mais frequente entre todos os cânceres.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com diagnóstico precoce, as chances de cura chegam a até 90%.

Essa campanha tem como objetivo identificar e prevenir o câncer de boca e outras lesões que apresentam potencial de malignização, bem como abordar os seus principais fatores de risco. Assim, o Serviço Odontológico realizará, entre os dias 25/07 ao 29/07, exames estomatológicos.